Como montar um skate para bowl

A modalidade de bowl sempre fez grande sucesso no skateboard, e vem sendo aprimorada desde a época das piscinas vazias, dos famosos Z-Boys. Agora, suas manobras são mais progressivas e cabreiras, com grandes nomes do skate brasileiro nos representando nas competições lá fora. Mas, o skate montado para dropar um bowl é diferente do de street, então fique esperto nas nossaas dicas!

Shape

Quando você for escolher o shape, leve em conta o seu tamanho, que é medido em polegadas. Opte por modelos entre 8.0 e 8.5, sendo um pouco mais largo do que os de street – que são muito estreitos.

 

Truck

Os trucks podem ser os mesmos de um skate street, de 129mm. Mas se puder, opte por modelos com largura maior de 133mm para tamanhos 8.0 – 8.25 e 136mm para os de 8.25 – 8.5 polegadas.

 

Rodas

Ao escolher as rodinhas, é importante lembrar que quanto maior o shape, maior o truck e, consequentemente, maior serão as rodas. Fique atento ao tamanho (mm) e a dureza (A) delas.

É recomendado o tamanho de 55mm, bom para qualquer configuração, e dureza entre 96A à 101A – mais duras, assim não farão o skate prender na hora de arriscar manobras.

 

Rolamentos

Os rolamentos são iguais para qualquer skate, seja ele para street, bowl, vertical e até longboard. A maioria dos rolamentos são medidos pela ABEC e quanto maior o número do ABEC, mais rápido o rolamento. No bowl, opte por rolamentos com o maior número.

 

Equipamentos de Proteção

Andar em bowl realmente machuca quando se está aprendendo. Sempre que for dropar, tenha, pelo menos, um capacete e joelheira. Além de deixarem você mais confiante, poderão poupar-lhe de ficar um tempo sem dar rolê.

 

btn_veja-mais