Dicas para andar de bike no trânsito

Andar de bike pode ser um passeio ou até um meio de transporte, mas cada vez mais é essencial tomar todas as precauções necessárias para não se envolver em acidentes. Portanto, veja dicas que separamos pra você e sua magrela ficarem espertos!

 

Esteja sempre visível

Sabia que uma grande parte dos acidentes de trânsito envolvendo bicicletas é devido ao fato do motorista não ter visto a bike? Por isso, é fundamental que o ciclista esteja sempre visível. Use roupas chamativas, lanternas piscantes, refletores e tudo o que possa mostrar que você está lá, principalmente à noite.

Sinalize para os veículos

Quando anda no seu automóvel você não sinaliza que vai virar na esquina ou trocar de faixa? Pois então, com a bicicleta não é diferente! Lógico que não vai ligar a seta, mas  use os braços, pois assim os motoristas saberão as atitudes que você está prestes a tomar e poderão prever o que fazer.

 

 

 

Não ande na contramão

Apesar de algumas teorias dizerem que andar na contramão é melhor pelo fato de você ver de frente o carro, elas estão erradas. Além de ser proibido, andar na contramão proporciona um risco muito maior de acidentes graves, já que o atrito de uma eventual batida será bem grande. Além disso, é muito mais fácil para os automóveis, desviar da bicicleta quando ela está andando no mesmo sentido que o dele.

 

 

Com a bike precisamos ter cuidados pra não atropelar e nem sermos atropelados
Com a bike precisamos ter cuidados pra não atropelar e nem sermos atropelados (Foto: Shutterstock)

 

 

Desça da bicicleta nas ladeiras

Nas ladeiras, as bikes ficam sem velocidade, a marcha fica pesada e é muito mais difícil evitar um possível acidente. Portanto, a atitude correta a se tomar é descer da magrela e empurrá-la na calçada até o fim da subida.

Use máscaras antipoluição (para quem anda todos os dias)

Os ciclistas brasileiros não têm o costume de usar máscaras de poluição. No resto do mundo o hábito é bem comum. Como os ciclistas ficam expostos às partículas de poluição dos motores à diesel, os riscos à saúde são bem grandes. Se ainda não comprou a sua, vale a pena o investimento.

 

 

Não use fones de ouvido

Os fones ouvidos tiram a atenção do condutor da bicicleta. Além disso, é necessário prestar atenção nos sinais sonoros, como buzinas e até mesmo na comunicação com os motoristas (nada de xingamentos, viu?!). Assim como eles, o ciclista também deve se comunicar.

 

Não passe no sinal vermelho

Segundo a legislação, a partir do momento em que a bicicleta faz parte do trânsito, ela deve seguir as leis. Portanto, regras como não ultrapassar no sinal vermelho são essenciais para uma organização maior e, claro, para a segurança do ciclista.

 

 

 

btn_veja-mais