Dicas pro acampamento

Acampar é sempre uma grande experiência, mas quando não é bem planejado, podem surgir alguns perrengues. Para evitar que isso aconteça, listamos algumas dicas essenciais para campistas de primeira viagem!

 

  • Escolha o camping

A primeira coisa que você deve fazer é escolher um camping com boa infraestrutura, com chuveiros elétricos, área para montar barracas e pontos de energia. Como acampar é, principalmente, estar em contato com a natureza, escolha um pico bem localizado – que seja perto do centro da cidade e, ao mesmo tempo, das praias e trilhas.

 

  • Barraca

Busque barracas que sejam totalmente impermeáveis, pois muitas vezes a água da chuva passa pela costura e aí já viu o estrago, né? Muitas delas contam com capas removíveis, propícias para todas as estações. E não se esqueça que em nenhuma hipótese você deve deixar o zíper da sua barraca aberto!

 

 

Uma das dicas fundamentais é não esquecer dos petiscos
Uma das dicas fundamentais é não esquecer dos petiscos (Foto: Shutterstock)

 

 

  • Colchão inflável x saco de dormir

O saco de dormir é bem compacto, por isso ocupa menos espaço e não é tão pesado, perfeito para quem pretende fazer camping livre. Já pra quem pode carregar mais peso e está em busca de algo confortável, o colchão inflável é ideal. O problema é que essa escolha pesa na mochila e você também precisa estar com a bomba para poder enchê-lo. Mas se estiver de carro, essa é uma ótima opção.

 

 

  • Previsão do tempo

Não deixe de planejar direitinho a sua viagem e escolher uma época com bom tempo, para não passar pelos perrengues da chuva, principalmente se essa for a sua primeira experiência. Além disso, poderá montar uma mochila mais certeira, de acordo o clima, e não será pego de surpresa se cair aquele temporal.

 

  • Itens indispensáveis

Antes da viagem, faça uma lista do que levar e não se esqueça de itens básicos como: isqueiros, que podem te salvar na hora de cozinhar; papel higiênico, já que muitos campings não disponibilizam; lanterna, essencial quando começa a escurecer, pois muitos locais não contam com eletricidade; kit de primeiros socorros, sempre importante caso algum acidente aconteça; sacos plásticos, para roupas sujas e também para recolher a sua sujeira; e fios de nylon, para improvisar um varal de roupas.

 

 

  • Repelente

Indispensável em toda trip com grande contato com a natureza. Praias exóticas, trilhas e cachoeiras infelizmente trazem muitos insetos na bagagem. Para não acabar com o acampamento logo na primeira noite, leve uma das versões disponíveis – aerosol, spray e loção – de repelente com você.

 

  • Respeite a natureza, seus colegas de camping e divirta-se!

 

Sempre que for para algum lugar novo, lembre-se: respeite a natureza e os locais! Nunca deixe lixo no chão, seja simpático com seus colegas, admire as belezas que a Mãe Natureza  proporciona e assim você terá uma viagem tranquila e cheia de boas memórias.

 

btn_veja-mais