É rock n’ roll, baby!

É hoje! Neste 13 de julho é dia de mostrar que o rock segue mais vivo do que nunca!

Origem

O Dia Mundial do Rock teve origem num megaconcerto beneficente no Wembley Stadium, em Londres, chamado Live Aid, no dia 13 de julho de 1985. O evento foi organizado por Bob Geldof e Midge Ure, músicos de sucesso nos anos 1970, na intenção de arrecadar doações para famílias pobres da Etiópia.

O evento teve participação de bandas consagradas como The Who, Led Zeppelin, Queen, U2, além dos ícones Eric Clapton e Phill Collins. A ideia da criação de um dia especial para o rock foi de Phill Collins e seu pedido foi uma ordem! Desde então, todo 13 de julho é considerado o Dia Mundial do Rock.

 

 

Rock na teledramaturgia

Para homenagear, separamos uma lista de clássicos do cinema que têm a alma do rock em suas telas:

“De Volta para o Futuro” é um clássico da ficção científica que conta com uma trilha impecável, com clássicos de Huey Lewis (“The Power of Love” e “Back in Time”) com direito a um megassolo de Martin McFly de “Jonny be Good”, de Chuck Berry.

 Pulp Fiction … ahhh, o Pulp Fiction! Talvez a melhor trilha sonora de todos os tempos!! Com faixas que remetem aos anos 1960 e aos primórdios do rock, inclui sons de Dick Dale, Al Green e ainda Chuck Berry com “You Never Can Tell”, numa dancinha memorável que se repete até hoje em festas de casamentos e 15 anos!

Em filmes nacionais, temos belíssimas histórias de lendas brasileiras do rock em “Cazuza – o tempo não para” (2005) ” e “Somos tão Jovens” (2012), contando a história dos músicos. Além desses, “O homem do futuro” – também homenageia uma das maiores bandas brasileiras

Já “Scott Pilgrim Contra o Mundo” (2010) é um mistão de gêneros: comédia romântica + ficção científica + musical! Apesar da mistureba, é um filme divertidíssimo com tracks originais de tirar o fôlego.

 

 

Bandas que fizeram história

O Pink Floyd bateu recordes ao ficar 741 semanas seguidas com seu álbum “The Dark Side of Moon” na lista da Hot 200 Billboard, no final dos anos 1980.

O Led Zeppelin inovou, em 1968,  ao mandar um som mais pesado ainda com uma pegada blues-rock. A banda é considerada por muitos como uma das grandes progenitoras do Heavy Metal e do Hard Rock que conhecemos hoje.

Atrações

É claro, não podemos deixar de falar do Rock in Rio, que acontece em setembro deste ano. O evento estará irado, com atrações clássicas como Aerosmith, Def Leppard, Tears For Fears, Alter Bridge, Bon Jovi, Guns s Roses, The Who, Red Hot e Offspring.

E aí, vai ficar fora dessa?

 

Além do Rock in Rio, em setembro teremos o São Paulo Trip com várias atrações internacionais
Além do Rock in Rio, em setembro teremos o São Paulo Trip com várias atrações internacionais (Foto: Shutterstock)

 

btn_veja-mais