Escalada Indoor e Outdoor

Escalar exige muito de quem pratica. Para bater de frente uma montanha ou uma parede dentro do ginásio, é bom manter a firmeza para não ter acidentes, além de, é claro, possuir bastante força e resistência física. Explicamos como funciona a escalada, que promete dose extra de adrenalina.

OUTDOOR

Quando se fala em escalada outdoor, entendemos que o esporte será praticado em paredões de pedra em ambientes abertos, por toda a natureza – é o que chamam de sítios naturais de escalada ou SNE.

Dependendo da modalidade, os equipamentos ajudam o atleta durante a subida. No caso da escalada livre, seu uso é unicamente voltado à segurança. Já na escalada artificial, os equipamentos servem também para ajudar o escalador a alcançar o cume.

 

 

 

INDOOR

Aqui, a escalada é praticada em lugares fechados, com paredes de madeira e agarras que simulam as rochas. Essas paredes também são conhecidas como Estrutura Artificial de Escalada (EAE). Para iniciantes, elas vêm com agarras maiores e mais próximas. O grau de dificuldade aumenta conforme elas forem diminuindo e se distanciando.

 

 

A escalada indoor é um verdadeiro teste para iniciantes. _387899734
A escalada indoor é um verdadeiro teste para iniciantes (Foto: shutterstock)

 

No Brasil, o grau de dificuldade para a escalada varia de 1 a 10. Além disso, podem ser subdivididos em A, B e C. Uma subida 5A é mais fácil que uma subida 5B, por exemplo. Outro fator que pode dificultar a escalada é a inclinação da parede.

E aí, curtiu essa aventura? Se pretende começar a escalar, é importante levar os equipamentos fundamentais como cordas, mosquetões, freios, polias e cadeirinhas. Vem curtir essa aventura!

 

 

 

btn_veja-mais