Guia básico de stand up paddle

O Stand Up Paddle (SUP) é um esporte suave, que bomba no Brasil desde o início dos anos 2000. É um tipo de surf mais paradão, em que você sobe na prancha e se move com um remo. Sem tubos, só pra relaxar e curtir o momento mesmo. Aqui você vai ver as melhores dicas para dar uma flutuada sobre as águas!

Como praticar

Primeiro, escolha um local sem presença de ondas. Se você mora afastado do litoral, lagos e represas fazem muito bem esse papel.

Em cima da prancha, mantenha os pés alinhados de modo paralelo e deixe-os afastados, mais ou menos na largura dos ombros. Reme tranquilamente com joelhos flexionados, mas sem inclinar muito.

Já ouviu aquele jargão “não é força, é jeito”? Isso se aplica perfeitamente ao SUP! Não adianta você remar com a mesma força do surf convencional e achar que vai decolar. Aqui a pegada é outra! Tem que haver intimidade entre você, a prancha e o remo, de modo que você se mantenha equilibrado constantemente e apenas relaxe o corpo e a mente.

 

O stand up paddle é um esporte saudável, simples e praticável por todas as idades
O stand up paddle é um esporte saudável, simples e praticável por todas as idades (Foto: Shutterstock)

 

 Dicas importantes

1)    Nada de remar com ventania! Lembre-se que em cima da prancha seu corpo parece uma vela e você pode ser empurrado pelo vento e levado a uma direção indesejada.

2)    Nunca reme sozinho. Leve sempre um amigo pra te acompanhar no rolê e socorrer em caso de acidentes. Além disso, é sempre melhor dividir esse tipo de emoção com alguém, não é?

3)    Se perder o equilíbrio (e vai acontecer no início), fique agachado e mantenha a calma. Desse jeito, se você for cair o tombo não será tão feio, já que estará mais perto da superfície da água. 😉

 

btn_veja-mais