Jaquetas masculinas

Quando chega o frio, rola aquela dúvida de quais casacos ou jaquetas fazem mais nosso estilo. Antes de escolher, é importante conhecer primeiro os tipos de agasalho e como combiná-los. Chega aí!

 

College

A jaqueta College ou Varsity é um ícone universitário americano desde o século XIX, quando um time de baseball de Harvard decidiu incorporá-la ao seu uniforme. O sucesso foi tão grande que, posteriormente, várias universidades entraram nessa onda! Hoje ela é símbolo do estilo street em todo o mundo, usada em várias ocasiões do dia a dia. Combina perfeitamente com calça jeans + camiseta (sem exageros na estampa) + tênis casual.

 

 

 

Bomber

A jaqueta bomber, com punhos elásticos e shape arredondado, segue em alta para a produção quando dá aquela esfriada. Esse modelo, que remete às jaquetas usadas por pilotos americanos durante a Primeira Guerra Mundial, é geralmente feito de lã ou um tecido mais grosso, além de possuir os punhos, cós e golas com tecido diferenciado do restante. São muito usadas para gerar um look com um ar despojado e urbano, combinado com calças pretas e rasgadas, jeans ou skinny e uma blusa básica por baixo. Um tênis de cano médio complementa o look na medida certa.

 

O segredo na hora de escolher as jaquetas nem tem a ver com a estampa, mas sim com a combinação de cores
O segredo na hora de escolher as jaquetas nem tem a ver com a estampa, mas sim com a combinação de cores (Foto: Shutterstock)

Jaqueta de couro

As jaquetas de couro são uma referência nostálgica, influência direta da rebeldia dos baby boomers (nascidos entre 1945 e 1965) e das corridas de moto do século passado. A vertente Perfecto, dos anos 1950, é a cara do universo rock n’ roll, com influência direta do punk do Ramones até o Hard Rock. O legal é que dá pra ser utilizada em vários ambientes: se estiver no trabalho, cores escuras como marrom e vinho trazem seriedade e pose ao look. Num ambiente suave, como uma happy hour, que não exige uso de terno ou social, pode ir com uma pegada casual e criativa e pra isso, as coloridas podem ser ótimas para tirar looks básicos do sério.

 

 

Jaqueta jeans

Também com referência nostálgica, as jaquetas jeans também eram amadas no século XX, quando teve o boom do show business. Servem muito bem para sobreposição de peças, com moletons, estampas xadrezes e camisetas básicas. O legal delas é que você pode usar tanto em dias bem frios quanto com temperaturas amenas, seja em situações mais formais ou um rolê informal. Se for um estilo básico, o ideal é combinar com calça preta e um par de Vans ou All Star, para uma pegada street. Se preferir um visual mais nostálgico ainda, use as jaquetas com desenhos ou emblemas bordados sobre ela (sucesso nos anos 1970 e 1990). Já para os rebeldes de plantão, o jeans destroyed é a dose exata de adrenalina que o seu visu precisa: os rasgos são feitos para simular o desgaste do tempo.

 

 

btn_veja-mais