Maiores campeonatos de skate do mundo

Vans Park Series, X Games, Street League Skateboarding e Tampa Pro. Conheça os eventos mais irados do planeta!

 

Vans Park Series

É um torneio que acontece em cinco etapas continentais anuais, com skatistas profissionais e amadores. Os campeões de cada uma ganham o direito de competir na fase mundial que rola dia 23 de setembro, em Xangai (China), também conhecida como a grande final.

Na edição de 2017, até agora os vencedores das etapas continentais foram os americanos Tom Schaar, Alex Sorgente e Pedro Barros (duas vezes). O último finalista dessa fase conheceremos a partir de 5 de agosto.

X Games

O X Games talvez seja o mais famoso. É um evento que ocorre anualmente, com edições de verão (de julho a agosto) e de inverno (de janeiro e fevereiro), considerado a Olimpíada dos esportes radicais. Ele reúne os melhores atletas da atualidade. A competição, além do skate street, envolve vários esportes radicais como snowboarding, mountain bike e surf. As premiações são medalhas de ouro, prata, bronze e prêmios em dinheiro.

Na edição de 2017 que aconteceu em julho, a brasileira Letícia Bufoni levou medalha de bronze na modalidade street. Pâmela Rosa, vencedora de 2016, ficou em 4º lugar.

 

O X Games é um dos campeonatos mais famosos do mundo
O X Games é um dos campeonatos mais famosos do mundo (Foto: Shutterstock)

Street League Skateboarding (SLS)

A SLS é bem recente: foi criada em 2010 pelo skatista americano Rob Dyrdek. Considerada a primeira liga profissional de skate com foco na modalidade street. Em termos de pontuação, cada manobra é avaliada de modo independente, em vez de uma nota geral no fim da volta do atleta.  

A SLS possui a maior premiação monetária entre todas as competições de skate do mundo (beira os R$ 4 milhões), o que a faz ser a mais cobiçada e disputada pelos atletas. A próxima etapa ocorrerá a partir do dia 13 de agosto, em Chicago (EUA).

 

Tampa Pro

Realizado em Tampa, cidade da costa oeste do estado da Flórida (EUA), é um dos campeonatos profissionais mais tradicionais do mundo da modalidade street, que oferece a talentos desconhecidos a oportunidade de virarem estrelas da noite para o dia. É realizado num skatepark projetado exclusivamente para o evento.

Também é uma etapa classificatória para a Street League Skateboarding: os dois melhores colocados do torneio ganham vaga para disputar a liga.

O skatista americano Louie Lopez, de 22 anos, foi o campeão do torneio em 2017, que ocorreu em março deste ano, e de quebra garantiu uma vaga na próxima SLS.

 

 

btn_veja-mais