Melhores praias no Brasil para surfar

Planejando um bate-volta nos próximos dias a procura de boas ondas? Então se liga na lista de praias tops para surfar pelo nosso Brasil!

 

 

# Fernando de Noronha (Recife)

Também conhecida como “Havaí brasileiro”, a beleza de Fernando de Noronha contribui para que o arquipélago seja megafavorável para a prática de surf. Sua formação geológica é semelhante a do estado norte-americano, o que faz com que Noronha seja um dos destinos mais famosos do surf mundial, com ondas que chegam a 4 metros de altura. Praias como Cacimba do Padre, Boldró e Conceição são as mais bem frequentadas da região, com swells consistentes que quebram perto da areia e geram ótimos tubos.

 

# Itacaré (Bahia)

Itacaré é uma cidade calma que atende surfistas o ano inteiro, geralmente com temperaturas agradáveis, que variam entre 23ºC e 30ºC. No inverno, então, nem se fala: ondas de cerca de 3 metros de altura são formadas. Picos como Tiririca e Praia Pontal são alguns dos mais conhecidos, que proporcionam ondulações consistentes, curtas e rápidas. Já a Boca da Barra apresenta swells longos, com tubos caindo pra direita.

 

 

# Barra da Tijuca e Reserva (RJ)

Quando se fala em praias cariocas, geralmente as pessoas já pensam em Copacabana e Ipanema. Mas é na Barra da Tijuca e no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do estado, que a mágica do surf acontece. Só a praia da Barra já é considerada a maior do Rio. Ela e a Reserva (divisa entre Barra e Recreio dos Bandeirantes), juntas, recebem ondulações leste, sudeste, sul e sudeste: não tem com não encontrar boas ondas! A presença de algumas lajes de pedra no local também favorecem a formação de bons swells.

 

Barra e Recreio, no Rio, têm as melhores condições para surfar
Barra e Recreio, no Rio, têm as melhores condições para surfar (Foto: Shutterstock)

 

 

# Maresias (São Paulo)

Maresias é o maior pico de surf de Sampa, já que sediou vários campeonatos importantes (SuperSurf e etapas do mundial) e ainda revelou nomes de peso, como Alemão e Miguel Pupo. Na praia, no litoral de São Sebastião, são 5 km de areia com águas cristalinas e variações surpreendentes: quando o vento leste sopra, o pico apresenta ondas grandes e potentes. O melhor ponto para a prática do surf é o Canto do Moreira, em que as ondas variam entre 3 e 4 metros.

 

 

btn_veja-mais