MTB: Trilhas e dicas

Você conhece o Mountain Bike? Essa é a modalidade do ciclismo que consiste em enfrentar trilhas, pedalar em estradas de terras e, é claro, também na cidade grande. Com a popularização do MTB, ele passou a ganhar novas vertentes, que você confere aqui!

 

MODALIDADES
Cross Country ou XCO: Nessa modalidade é comum encontrar trilhas com muitas subidas e descidas técnicas, com provas de até 30 a 40 km. A mais famosa delas é a Copa Do Mundo XCO.

Trip Trial ou Maratona: Essa é famosa pela grande distância que o ciclista deve percorrer. Quando muito longo, o percurso chega a durar de 2 a 3 dias e passa a ser uma maratona. Os campeonatos mais famosos são o Big Biker e o MTB Trip Trail Ecomotion.

Downhill: O ciclista encara descidas com o terreno bem irregular, seja ele natural ou urbano, passando por pontos de pulo, de transição e drops. São conhecidas competições como Campeonato Brasileiro de Downhill e a Descida das Escadas de Santos.

Freeride: Derivado do Downhill esse estilo não depende só de descidas. É comum o ciclista que pratica essa modalidade do MTB passar por troncos de árvores caídas e outros obstáculos. Também praticado na área urbana.

Agora que você conhece mais sobre as modalidades de mountain bike que podem ser praticadas, basta você escolher qual mais agrada e praticar. E para ajudar aqui vão algumas trilhas no Brasil.

 

TRILHAS BRASILEIRAS
O Caminho da Fé: Maratona que começa em Tambau, 270 km da capital paulista, e vai até Aparecida do Norte, 166 km da capital. Grande parte do trajeto é estrada de terra e montanhas, com um tempo estimado de quatro dias para pedalar.

Downhill do Tapera: Trilha de 1,44 km localizada no Guarujá, em Porto Alegre. Trilha com o nível de dificuldade médio com grande desnível e muitos drops.

Bike Park Souzas: localizada em Campinas, SP, essa trilha de freeride conta com seis pistas com obstáculos artificiais e naturais para todas as dificuldades.

Lembre-se que para pedalar sem problemas nas trilhas de mountain bike é importante levar equipamentos como bombas para encher o pneu e kit contendo cola, vulcanizante, lixa e espátula para remendar o pneu. Além disso, é claro que são necessários os equipamentos de proteção.

 

btn_veja-mais