SURF: Expectativa em Portugal

É, até amanhã poderemos conhecer o novo campeão mundial de surf – uma etapa antes do Billabong Pro Pipe Masters. Com a eliminação de Gabriel Medina ainda no round 3, John John Florence ganhou espaço na disputa pelo título e só precisa chegar às finais do campeonato para levantar o caneco. Para isso, ele depende dos resultados de Jordy Smith – se o sul-africano ganhar em Portugal, a disputa segue pro Hawaii.

 

BRASILEIROS REPRESENTAM
Um dos maiores destaques brasileiros foi Miguel Pupo. O paulista local de Maresias foi responsável pela eliminação de Kelly Slater e, logo depois, mandou Jeremy Flores e Sebastian Zietz para a repescagem. Com uma campanha incrível e a sua melhor performance em território português, o surfista acabou parando nas quartas de final, sendo barrado pelo rookie Conner Coffin. Outro brasileiro que também não passou para as semis foi o campeão mundial Adriano de Souza, que não se achou no outside e acabou caindo diante de Kolohe Andino.

ANO POLÊMICO
Não há como negar que esse ano, talvez, tenha sido um dos mais polêmicos do surf nos últimos tempos. Foram diversos resultados surpreendentes (Wilko que o diga!), baterias polêmicas, ondas superestimadas e, como muitos estão especulando por aí, talvez o início de uma nova rivalidade. Algumas surpresas foram boas, afinal, é sempre bom ver o underdog vencendo. Mas para que mais surfistas não sejam prejudicados, é importante que o critério de avaliação dos juízes seja revisto, pois claramente há a necessidade de mudanças.

ETERNA (NEM TANTO) PROMESSA DE TÍTULO MUNDIAL
Sendo campeão ou não, John John Florence nunca precisou de um troféu para provar que é um dos melhores surfistas da nova geração – o seu surf já dizia por si só. Esse ano, ele decidiu “aprender a competir” e a sua evolução foi visível, sabendo a lidar com prioridade de ondas e entre outras táticas. Era questão de tempo para que ele mostrasse as caras no tour.

A próxima chamada para o evento acontece amanhã, com as ondas de Peninche bombando, muito parecidas com Off The Wall – onde John John está mais do que acostumado a surfar. Nós já sabemos quem é a nova campeã mundial, será que logo conheceremos o campeão?

btn_veja-mais-1