Como analisar e prever ondas

Manja escolher o mar que vai surfar com base nas ondas? Dá uma espiada nessas dicas e entre na onda!

 

Condições

As ondulações vêm de todas as direções do oceano, o que influencia diretamente na performance e no alcance delas. Nem todas as zonas litorâneas recebem ondulações de todas as direções possíveis. Por exemplo: as ondulações que vêm de leste não chegam ao litoral de Santos e São Vicente, pois são bloqueadas em Guarujá.

 

 

As características de cada região, como bancos de areias, direção e intensidade do vento podem e devem ser levadas em conta já que influenciam diretamente na formação das ondas. Há praias que não recebem ondulações, o que já determina a qualidade de swells no pico.

 

Análise da previsão

Sites como o Surfguru, Waves, Ricosurf e Wannasurf oferecem previsão de ondas completas. Apresentam gráficos que determinam com precisão as ondas no pico de interesse. Neles, você encontra barrinhas coloridas que representam estatísticas de qual será o tamanho da onda em determinado horário. Pronto! Você encontra a variação de ondas durante o período que você quiser e ainda com a indicação da direção.

 

 

Tamanho da onda

Como já falamos no dicionário, flat é quando o mar está praticamente sem ondas. E como descobrir isso? Quando o mar estiver abaixo de 0.5 metro você já pode considerá-lo flat. Mas lembre-se que a previsão é feita com base em estimativas que nem sempre são 100% corretas.

 

 

btn_veja-mais