Como instalar as quilhas

As quilhas são acessórios que ficam ali, na miúda, mas são fundamentais para a prática de surf ou stand up paddle: são elas que dão estabilidade na prancha. Não sabe como montar? Então vem com a gente!

Bora aprender

O sistema convencional de encaixe é conhecido como Fin Control System (FCS), que possui parafusos e moedas para apertá-los junto às quilhas. Aqui o trampo é bem artesanal mesmo.

Pra começar, pegue um pouco de silicone e preencha os furos. Encaixe os parafusos nas quilhas e aperte-os com as moedas. Após a aplicação, limpe o excesso de silicone e deixe a prancha secar por aproximadamente 24 horas. Depois disso, já pode colocar na água e partir pro abraço!

Na hora de instalar as quilhas, lembre-se de fazer com cuidado para evitar estragos
Na hora de instalar as quilhas, lembre-se de fazer com cuidado para evitar estragos (Foto: Shutterstock)

Atenção! Antes de colocar a quilha do meio, você joga a tarraxa no buraco de encaixe e depois a empurra com o parafuso até seu buraquinho ficar alinhado com o da quilha, para aí sim fazer o encaixe. Veja no vídeo abaixo:

 

 

O sistema FCS II

O FCS II é bem recente e moderno: seus encaixes, conhecidos como “copinhos”, se instalam e se desinstalam com a estrutura da prancha, só com o movimento das mãos. Nada de chavinhas e parafusos!

Com ele, a troca de quilhas é feita com muito mais velocidade e praticidade, seja na terra ou mesmo na água. Funciona na parte da frente da quilha que, quando encaixada no copinho, trava a quilha automaticamente.

btn_veja-mais