De volta aos anos 1990!

Eis que a moda deu aquela revirada no baú e nos levou de volta aos anos 1990. Os jeans rasgados, os patches, as jardineiras, as estampas xadrezes e toda a alma rocker da época que visava um estilo largado chegaram com tudo aos armários e não vão embora tão cedo. Dá só uma olhada!

Estampas

O diretor criativo da grife parisiense Saint Laurent, Hedi Slimane, tem frequentemente envolvido personalidades do movimento grunge em seus desfiles, como Courtney Love (ex-vocalista da banda “Hole” e ex-esposa de Kurt Cobain) e Marilyn Manson, o que fez essa moda ecoar no armário da galera underground.

Então, modelos de jeans rasgados, oversized (modelagem longa) e estampados, os patches, a jardineira e as estampas xadrezes, que demonstravam a atitude rebelde dos integrantes dessa tribo, foram trazidos de volta com toques modernos: é cada vez mais comum a sobreposição dessas peças para a produção de um look bem original.

 

Assim, camisetas com estampas de bandas, por exemplo, em sobreposição com camisas flaneladas ou jaquetas jeans, são um jeito mais intenso e contemporâneo de reviver o passado através do estilo.

 

Xadrezes e jeans desbotados + bonés e tênis coloridos: toques modernos ao estilo anos 1990
Xadrezes e jeans desbotados + bonés e tênis coloridos: toques modernos ao estilo anos 1990 (Foto: Shutterstock)

Calçados

O Tênis converse é um ícone do guarda-roupa contemporâneo. Eles resgatam a vibe do anos 1990 e sempre chamam atenção à distância. O lançamento mais recente da Converse All Star, por exemplo, aposta no cano alto e cadarços coloridos como forma de homenagear a comunidade LGBT e promover mais inclusão. É o toque moderninho que a gente respeita!

Os coturnos de camurça, como os típicos da Timberland Killington e Yellow Boot, também trouxeram uma pegada moderna a essa parada de canos altos, num estilo rústico que é a cara das ruas. Estrelas do showbiz americano, como o rapper Drake, foram responsáveis por dar luz à tendência.

 

A estética grunge como referência

A identidade dessa cultura com o mundo musical se dá porque movimentos da sociedade são o coração da moda; então nos vestimos e andamos como eles. O estilão largado teve origem com o movimento grunge, nome que refletia nas roupas velhas e folgadas das bandas de rock da época, como Pearl Jam e principalmente Nirvana, que basicamente introduziu o xadrez e o coturno ao estilo.

Atualmente há revivals de bandas como “Queens of the Stone Age” e “Kings of Leon”, que beberam da fonte do grunge e ainda ajudam a propagar o estilo. Mas a principal contribuição sem dúvidas é a do “Foo Fighters”, já que o vocalista, Dave Grohl, foi baterista do Nirvana e amigo pessoal de Kurt Cobain. o que faz da banda uma das maiores influências modernas ligadas à estética.

 

 

btn_veja-mais