Dicas para acampar

Acampar é sempre uma ótima experiência – o contato com a natureza, as aventuras, os amigos que você faz ao longo da jornada. Mas, quando não bem planejado, podem surgir alguns perrengues. E para evitar que isso aconteça, principalmente com o feriado chegando, listamos algumas dicas essenciais para campistas de primeira viagem!

camp

1. Escolha o camping
Antes de mais nada, a primeira coisa que você deve fazer é escolher um camping de qualidade. Como acampar é, principalmente, sobre estar em contato com a natureza, você não vai querer depender do carro para tudo, portanto escolha um camping com boa localização – que seja perto do centro de onde você estiver, e ao mesmo tempo das praias e trilhas.

Além disso, procure por um estabelecimento que conte com uma boa infraestrutura, proporcionando chuveiros elétricos, uma boa área para montar as barracas, alguns pontos de energia e, caso você não queira gastar comendo fora, com cozinha – muitos campings hoje em dia oferecem essa opção.

Você pode procurar por estabelecimentos a partir de avaliações na internet e principalmente trocando uma ideia com pessoas que já acamparam e passaram por uma experiência parecida, dando recomendações e dicas.

2. Barraca
Já ouviu falar que muitas vezes o barato sai caro? Por isso não economize nas barracas. É claro que não estamos falando para você investir todo o seu dinheiro nelas, mas a sua qualidade muitas vezes reflete em seu preço. Barracas mais baratas na maioria das ocasiões acabam dificultando a sua viagem com imprevistos e não contando com tanta qualidade e conforto – por isso seja criterioso!

Busque barracas que sejam totalmente impermeáveis em casos de chuva, pois muitas vezes a água acaba passando pela costura, alagando e molhando tudo o que tem dentro. Muitas delas contam com capas removíveis, sendo propícias para todas as estações. E não esqueça que em nenhuma hipótese você deve deixar o zíper da sua barraca aberto!

3. Colchão inflável x Saco de dormir
Essa é uma dúvida muito comum até para campistas mais experientes, por isso, antes de comprar qualquer um dos dois, reveja suas prioridades – você gostaria de carregar menos peso ou contar com mais conforto?

O saco de dormir é mais compacto, por isso ocupa menos espaço e também é mais leve, perfeito para quem pretende fazer camping livre. Mas em contrapartida, os sacos de dormir são muito apertados, contando com um espaço limitado e preferível para pessoas que não se movimentam muito durante o sono. Por não contar com qualquer tipo de colchão por baixo, suas costas estarão completamente deitadas no chão, causando maior frio e desconforto.

Para quem pode carregar mais peso e está em busca de algo mais confortável, o colchão inflável pode ser perfeito. O problema é que essa escolha acaba pesando mais no seu bolso e também na mochila, já que além de ser mais caro e mais pesado, você também precisa estar com a bomba para poder enchê-lo. Mas para quem está de carro, essa é uma ótima opção.

4. Previsão do tempo
Planejamento é tudo, não é mesmo?! Por isso não deixe de planejar direitinho a sua viagem e escolher uma temporada de tempo bom, para não passar pelos perrengues da chuva, principalmente se essa for a sua primeira experiência. Então não deixe de conferir a previsão do tempo, assim você já sabe o que esperar e pode fazer sua mala de acordo o clima, não sendo pego de surpresa quando cair aquele temporal.

5. Itens indispensáveis
Quando for acampar, procure sempre levar o essencial. No acampamento, quanto menos coisa você levar, melhor – isso significa menos quantidade de peso, menos espaço ocupado na barraca e na mala, e também menos coisas para você deixar para trás.

Por isso, tome muito cuidado para não empacotar muita roupa e coisas irrelevantes, esquecendo do que realmente importa. Antes da viagem, procure fazer uma lista do que levar, e não esqueça de itens indispensáveis como: isqueiros, que podem te salvar na hora de cozinhar; papel higiênico, já que muitos campings não disponibilizam esse item; lanterna, essencial quando começa a escurecer, pois muitos locais não contam com eletricidade; kit de primeiros socorros, sempre importante caso algum acidente aconteça; sacos plásticos, para roupas sujas e também para recolher a sua sujeira; fio de nylon, para improvisar um varal de roupas; e, finalmente, facas ou canivetes, afinal, esses dois sempre quebram um galho, ainda mais quando se está no “meio do nada”!

6. Nunca esqueça do repelente!
Sim, esse item merece um tópico especial, pois é essencial em toda trip que entra em grande contato com a natureza – principalmente no verão. Lugares como praias exóticas, trilhas e cachoeiras geralmente contam com muitos insetos e mosquitos, que as vezes mesmo sem saber, você tem uma alergia e descobre isso bem na viagem!

Então para não acabar com o acampamento logo na primeira noite, existem diferentes tipos de repelentes que você pode escolher – o aerosol, de spray e loção. Então caso um desses não te agrade, sempre há outra opção. E acredite, você irá nos agradecer depois da sua primeira experiência.

7. Respeite a natureza, seus colegas de camping e divirta-se!
Sempre que for para algum lugar novo, lembre-se: respeite a natureza e os locais! Afinal, essas são as pessoas que estão lá todos os dias cuidando e preservando o pico que você está curtindo. Então não desrespeite o trabalho deles, nunca deixe lixo no chão, seja simpático com seus colegas de camping, admire as belezas que a Mãe Natureza nos proporciona e assim você terá uma viagem maravilhosa e cheia de lembranças e boas memórias. Portanto, curta, explore e divirta-se, mas sempre com consciência!

Com isso você vai estar sempre preparado para curtir uma trip animal e fazer vários amigos! Confira os produtos de camping da Kanui logo abaixo, é só clicar na imagem!


lanterna

canivete

barraca

colchao



Btn_Veja-mais