Nautilus após 3 décadas

O post de hoje é um pouco diferente, mas achamos que a notícia valia a pena por ser um marco para a biologia!

A imagem de um nautilus, Allonautilus scrobiculatus, foi registrada pelo biólogo Peter Ward, que também é professor da Universidade de Washington, nos Estados Unidos. O curioso é que a espécie é tão rara que não era avistada há mais de 3 décadas. Dá para acreditar? A foto (abaixo) foi tirada na costa da Papua-Nova Guiné.

nautilus

 

A criatura, que é considerada uma das mais raras do mundo, tem registro fóssil de 500 milhões de anos, por isso é um animal conhecido como “fóssil vivo”. Lembrando que 500 milhões de anos incluem as épocas da era do gelo e também a dos dinossauros.

O animal só foi visto por duas pessoas em todo o mundo. Peter já havia se deparado com um em 1984, portanto é um sortudo que já viu o bicho 2 vezes!!! Em julho desse ano ele foi até a Papua-Nova Guiné com uma equipe, com iscas para tentar ver a criatura entre 500 e 1.300 metros de profundidade e conseguiuz.

Allonautilus1 Allonautilus3Não existem relatos do animal em outros lugares do mundo, e Ward diz que precisamos pesquisar para descobrir, já que a espécie é considerada em extinção, devido à pesca ilegal e operações ligadas à mineração.

Triste, né?

Roupas e equipamentos de mergulho você encontra na Kanui.