Superlua no próximo domingo

No próximo domingo, 27 de setembro, acontecerá um eclipse lunar raríssimo! É o eclipse total da superlua. O fenômeno será visível de algumas partes da América do Norte, como a costa leste dos EUA, em toda a América do Sul, no oeste da Europa e da África. Esse evento deixa a Lua Cheia a menos de uma hora da máxima aproximação da Lua com a Terra, ou seja, ela estará ainda maior do que o normal no céu noturno. Apesar de terem ocorrido outras duas vezes esse ano, essa superlua é diferente, pois é a mais próxima da superfície terrestre e, desde 1900, só ocorreu cinco vezes: em 1910, 1928, 1946, 1964 e 1982. Após 2015 ela só voltará a dar as caras em 2033.

fujii_eclipse

E por que é tão especial o fato de ocorrer um eclipse e a superlua ao mesmo tempo? Porque não é nada comum termos esses dois eventos ocorrendo juntos. O evento acontecerá em duas fases: a penumbral e a umbral, portanto fiquem ligados com os horários! Se liga:

A fase penumbral , é a que a Lua escurece um pouco e, às vezes, é quase imperceptível, pois essa fase é mais sutil. Apenas a borda da Lua tocará a penumbra da Terra. Esse evento é chamado de P1 e ocorrerá por volta das 21:11.

A fase umbral, deixa bastante evidente que a Lua está sendo coberta pela sombra densa da Terra. Esse evento é chamado de U1 e começará às 22:07. A totalidade do eclipse começará às 23:11, momento em que é chamado de U2.

Veja o quadro abaixo, explicando o fenômeno:

eclipse

Saiba ainda que estão chamando a Lua de “Lua de Sangue” porque quando a ela entra na fase da umbra, a região mais escura da sombra da Terra e parece estar “mordida”, a Lua fica totalmente encoberta, contudo ela não escura em sua totalidade e sim com uma cor avermelhada, resultado da influência da atmosfera terrestre nos raios de luz.

Veja abaixo o vídeo da NASA (em inglês) explicando o fenômeno:

P.S.: não é necessário nenhum equipamento para acompanhar esse eclipse, apenas céu limpo e um horizonte aberto! Caso chova, é possível acompanhar o evento pela internet através do site da revista Sky & Telescope.

Moda e equipamentos de aventura você encontra no site da Kanui.