Tipos de prancha de surf

Na hora de escolher uma prancha de surf, a gente sempre esbarra em algumas questões como o tamanho ideal, o board que vai ter melhor performance em tal tipo de onda, e entre muitas outras dúvidas de iniciantes e também da galera que já tem esse lifestyle. (Para comprar, é só clicar nos produtos)

surfz

Todas as pranchas de surf são medidas em pés e polegadas:

1 PÉ = 30,48 CM = 12 POLEGADAS

1 POLEGADA = 2,54 CM

Para quem é iniciante no surf, a prancha deve ser maior, mais larga e espessa, o que dá maior estabilidade e também facilita na hora de remar, levantar e até mesmo dropar a onda. Além disso, o peso também é um fator importante, por isso procure sempre escolher uma prancha que suporte um peso maior que o seu, gerando melhor flutuação. Conheça agora alguns dos tipos de pranchas de surf mais usados:

Longboard: São as clássicas pranchas grandes, com tamanho a partir de 9”. Eram as mais usadas até a década de 70. São boas para iniciantes, sendo também usadas por profissionais, principalmente os das antigas e locais experientes – só cuidado para não se apaixonar, pois a long é sempre uma boa ideia!

longlong1

Gun: Modelo criado no Hawaii, possui um tamanho grande, porém o contato com a água é menor que o da longboard. Uma bela dica para quem pretende mandar manobras em ondas grandes. Muito usada por big riders que dropam as bombas de Jaws, Chopes, Nazaré e Waimea em dias abençoados por um swell.


board

board2

board3

board4

Funboard: É tida como a melhor opção para os iniciantes. Um pouco menor que a long, em torno de 7”, a funboard conserva a estabilidade e ainda possibilita a ação de manobras. Se você pretende começar a encarar as ondas, a fun é a escolha certa.


fun

fun1

fun2

fun3

Evolution: Se assemelha à funboard na largura e espessura, porém tem o formato de uma pranchinha comum, com o bico pontudo – o que faz com que você possa mandar mais manobras do que na long e na fun.


ev

ev1

ev2

ev3

Performance, Minimodels ou Pranchinhas: Esse é o modelo mais usado por surfistas profissionais e também por amadores que têm maior agilidade e encaram ondas há mais tempo. É muito comum ver esses foguetinhos entre os atletas do Tour como Filipe Toledo e Gabriel Medina, que mandam manobras progressivas e aéreas. Ela também está em peso nas praias e é muito usada em ondas pequenas. Então se você curte um surf mais veloz com manobras mais ágeis e agressivas, essa é a sua escolha.


short

short1

short3

short2

Stand Up Paddle: Uma outra modalidade que nasceu há muito tempo e vem ganhando popularidade novamente é o SUP, que você surfa em pranchas maiores com a ajuda de um remo. Esse modelo é o que mais cresce, por sua facilidade – dependendo da vertente que você pratica – e também por ser de fácil acesso nas praias. É importante ter uma noção da compra dessa prancha, já que existem diferentes modelos e, por ser muito grande, é necessário tomar cuidado com os outros surfistas no outside!


sp

sp1

sp2

sp3

Agora que você conheceu alguns modelos e tipos de pranchas de surf, que tal começar a diversão e ir de encontro ao mar? Para comprar, clique no seu produto favorito e bora pra praia!


surff

surff1

surff2

surff3


prod

prod1

prod2

prod3

Btn_Veja-mais (1)