Regras da NBA

A NBA, sigla de National Basketball Association, é a principal liga de basquete do mundo e já vai dar as caras mês que vem, dia 17. Pra ficar afiado, saiba de cor as regras e peculiaridades!

Fundamentos

Além de ser a mais disputada e monetizada (os atletas da NBA são os esportistas mais bem pagos do mundo), a Liga também é conhecida por ter suas regras próprias. Veja algumas delas:

  1. Tanto na NBA quanto no nosso basquete não é permitido executar dois dribles consecutivos, a famosa “violação dos dois dribles”: o jogador não pode conduzir a bola e segurá-la novamente.
  2. Talvez a regra mais peculiar seja a da bola no aro: na NBA, exclusivamente, após a bola tocar no aro uma nova jogada é iniciada, o que impede que a bola seja empurrada pra dentro por um atacante.
  3. Defesa: enquanto no basquete convencional não há regras de defesa, a NBA permite apenas defesa por zona, ou seja, sem marcações individuais.
  4.  É permitido a um jogador cometer no máximo 6 faltas durante o jogo. No basquete convencional são 5 faltas.
Stephen Curry, do Golden State Warriors, é a grande estrela da NBA
Stephen Curry, do Golden State Warriors, é a grande estrela da NBA (Foto: Shutterstock)

 5. Também com respeito a faltas, o número máximo permitido até gerar o lance livre (cobrança da falta) é de 4.

6. Cada partida tem duração de 48 minutos, com 4 quartos de 12 minutos cada, diferentemente do basquete convencional, que são 4 tempos de 10 minutos. Em caso de jogo empatado, há prorrogações de 5 minutos até alguém vencer.

7.   Regra dos 5 segundos: nenhum jogador pode manter a posse da bola em seu domínio por 5 segundos ou mais.

8.  A equipe com a posse de bola tem no máximo 24 segundos para levar a bola ao cesto do adversário e tentar converter.

btn_veja-mais